jusbrasil.com.br
23 de Agosto de 2019

8 de março – Dia Internacional da Mulher

Ainda há motivos para comemorarmos esse dia em nossa sociedade contemporânea?

8 de maro Dia Internacional da Mulher

Oficializado no ano de 1975 pela ONU, o Dia Internacional das Mulheres é uma data destinada à celebração das conquistas das mulheres ao longo dos séculos.

É inegável que hoje as mulheres gozam de proteção e possuem espaço aberto para as discussões de seus direitos na sociedade civil. E isso, sem sombra de dúvidas, é um avanço a ser comemorado!

Todavia, não podemos nos manter inertes e silentes a situações violadoras de direitos que perduram na sociedade. É o caso, por exemplo, do crescente número de casos de violência doméstica contra mulheres nas mais diversas classes sociais. As estatísticas assustam e preocupam!

São constantes e diários os relatos de mulheres agredidas no âmbito familiar a ponto de pensarmos estar vivendo um retrocesso no reconhecimento dos direitos das mulheres! Mas, também não podemos deixar de pensar que a exposição dessas mazelas pode ser, na realidade, o aumento do número de denúncias de crimes que antes eram praticados “a quatro paredes”.

Nesse cenário, devemos sim comemorar a data! E mais que comemorá-la, devemos utilizá-la para trazer à tona uma reflexão sobre a luta das mulheres por seu espaço na sociedade. O respeito e o cuidado devem ser pautas a serem levantadas: não bastam as previsões legais de igualdade de gênero, é preciso efetividade à proteção da mulher!

Claro que ainda temos muito a evoluir no tocante ao respeito e à garantia da dignidade das mulheres; mas não podemos olvidar que muito já foi conquistado!

Nesta data o IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito – presta sua sincera homenagem às mulheres! E, em especial, parabenizamos nossas alunas, professoras, seguidoras e funcionárias!

Mulheres, parabéns pelo seu dia! E que as homenagens da data sejam refletidas em um verdadeiro reconhecimento de seu relevante papel na nossa sociedade!



Referências:

ONU MULHERES BRASIL, ONU Mulheres define tema global para Dia Internacional das Mulheres: “Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/noticias/onu-mulheres-define-tema-global-para-dia-internacional-das-mulheres-pensemos-em-igualdade-construção-com-inteligenciaeinovacao-paraamudanca/ >

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acrescento aqui, também as minhas sinceras homenagens a ELAS. Quer sejam pobres ou ricas, negras ou brancas, mulheres de todas as raças, de todos os credos, são ELAS o "esteio" de uma casa, quando não o são o "sustentáculo" total de uma família, ou por estar sem o marido ou por outro problema qualquer. A mulher pra mim, representa TUDO em minha vida, desde do nascimento, quando fui amamentado por uma parteira negra, porque minha mãe não tinha condições. Quando me vi sem o pai, foi minha avó e minhas tias quem me ajudaram a criar. Após casado, fiquei muito doente e, desta vez foi minha esposa, ainda muito jovem, quem cuidou de mim, tanto em casa, quanto no hospital. As mulheres estão sujeitas a mais problemas que os homens, em termos de saúde, principalmente durante a gravidez, mas são mais FORTES e resistentes, pois imagino eu um homem "grávido" (?), será que aguentaria os 9 meses? Às enfermeiras, às donas de casa, às ADVOGADAS, às empregadas domésticas, às operárias, à minha esposa, MINHAS SINCERAS HOMENAGENS... continuar lendo

No ano passado 56.847 homens foram assassinados vitimas de Homicídio. No mesmo período 4.648 mulheres vitimas de feminicídio. continuar lendo

Olá Pedro!

Os índices de violência no país são alarmantes! Acreditamos que ninguém discuta isso.

Mas a pergunta que fica: desses homicídios contra homens, quantos foram perpetrados dentro do âmbito da violência doméstica? Quantos foram massacrados e torturados por companheiras? Quantos homens foram vítima da companheira por razão de uma roupa que ela não gostou ou por não aceitar o fim de um relacionamento? Segundo apontam as estatísticas, o percentual é reduzido.

Acreditamos que nossa sociedade somente será melhor quando entendermos que uma luta não exclui a outra. Não é porque lutamos pelos direitos da mulher que nos esquecemos dos índices alarmantes de violência em geral da sociedade brasileira.

Atenciosamente,

Equipe IbiJus continuar lendo

Tem o marido famoso que foi picotado pela mulher e teve o corpo colocado em malas...

Criam-se "bandeiras" quando deveria ser aplicado o que já existe na legislação, como as qualificadoras do Código Penal.

No mais, trata-se de militância que tem os que fingem que as novas leis são melhores e os distraídos jurídicos que acreditam nisso. continuar lendo

Dia da mulher é uma benção!
Só que, o nosso presidente que que voltar ao tempo da escravidão, com uma insanidade, 62 anos, parece que em questão de trabalho, não vai dar muito para comemorar. Acorda Brasil.. continuar lendo